Vamos Reconectar...


A maioria das pessoas acreditam que os ecossistemas são determinados pelas limitações territoriais, no entanto isso não é verdade. Tudo esta de certa forma interligado. No nosso planeta, nada é independente, tudo é necessário. Os sistemas naturais estão interconectados, mantêm uma relação e possui formas de influências e transferências diretas e/ou indiretas que contribuem para o pleno funcionamento do todo. A interferência humana (Ação antrópica) nesses processos vem prejudicando intensamente os ecossistemas.
Para sistemas hídricos, entre os rios, lagos, lagoas e até mesmo o mar, não ocorre de maneira diferente. A comunicação entre eles não se dá apenas pela ação da gravidade, que despeja a água de um em outro. Existe uma gama imensa de ocorrências entre estes sistemas hídricos, pois contra a ação da gravidade temos a natureza que numa menor velocidade consegue fazer a comunicação de um nível mais baixo para um mais alto.
No caso de Lagoa Santa, a lagoa central deságua no Córrego Bebedouro, que por sua vez contribui com o Rio das Velhas, mas não é apenas a água descer, ocorre que a Fauna e a flora trafegavam neste percurso tornando o sistema mais limpo, estável e forte. Além dos peixes que podiam “subir” do Rio das Velhas, estes traziam consigo nas escamas, a flora. Tal comunicação era possível antes da construção incorreta do vertedouro, que interrompeu a comunicação por completo e, nem mesmo nas épocas das cheias é possível reestabelecer a comunicação.
Nós temos que antenar para essa questão simples e cobrar do poder público que tome as providências cabíveis para a correção dessa obra.


Phillipe Sales
Técnico Ambiental

Nenhum comentário: